PROFESSOR NELITO MARQUES
20 de Março de 2025
Bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo do horário e local que estiverem em sintonia com a nossa rádio. Sejam muito bem-vindos à RÁDIO NELITO MARQUES 2025 PORTUGAL, uma estação radiofónica dedicada à música que transmite diretamente de Portugal, 24 horas online por dia. Saudações calorosas de aniversário para ouvintes e amigos. Orgulhamo-nos em divulgar toda a obra do Saudoso Professor e Maestro Manuel Marques gravada desde a década de 50, Fados Portugueses, Folclore Português , Desgarradas Portuguesas e Música Portuguesa em geral, e a não esquecer das lindas músicas internacionais, oferecendo assim uma programação diversificada e de elevada qualidade para todos os nossos estimados ouvintes.
É com imensa gratidão que acolhemos a sua presença em nossa rádio. O privilégio de apreciar a riqueza sonora de Portugal é algo verdadeiramente enriquecedor, e estamos honrados em partilhar esta cultura através da música que selecionamos com tanto cuidado e dedicação.
Valorizamos imensamente o apoio de todos os que sintonizam a nossa estação e solicitamos que continuem a acompanhar-nos. Caso apreciem o que ouvem, convidamo-los a divulgar a RÁDIO NELITO MARQUES, de forma a que mais pessoas possam desfrutar da nossa programação singular.
Expresso o meu mais sincero agradecimento a todos os nossos ouvintes pela fidelidade e entusiasmo em nos acompanhar. O Professor Nelito Marques, nosso Diretor Fundador, tem sido o esteio desta missão de difundir a música portuguesa e tradicional, sendo o seu legado vital para o sucesso da nossa rádio.
Em nome de toda a equipa da RÁDIO NELITO MARQUES, agradecemos a sua presença e aguardamos ansiosamente revê-lo em breve. Continuaremos comprometidos em proporcionar-lhe a melhor seleção musical, mantendo assim viva a essência cultural portuguesa. Agradecemos o seu apoio constante e a oportunidade de partilhar consigo esta jornada musical.
É com grande prazer que convidamos você a se juntar a nós na RÁDIO NELITO MARQUES! Sintonize conosco e faça parte desta incrível comunidade de ouvintes que apreciam música de qualidade e conteúdo enriquecedor. Sua participação é fundamental para o sucesso e crescimento da nossa rádio, e ficaremos eternamente gratos por seu apoio.
Na RÁDIO NELITO MARQUES, valorizamos a diversidade de opiniões e a interação com nossa audiência. Queremos proporcionar uma experiência única e enriquecedora a todos os nossos ouvintes, e sua presença é essencial para enriquecer ainda mais nossa programação.
Como Diretor Fundador, o Professor Nelito Marques se orgulha em receber novos membros em nossa comunidade radiofónica. Seja bem-vindo e sinta-se em casa para desfrutar da programação diversificada e de qualidade que preparamos com carinho para você.
Aproveite para divulgar a RÁDIO NELITO MARQUES entre seus amigos e familiares, pois juntos podemos alcançar um público ainda maior e compartilhar a alegria da música e informação. Seja parte dessa jornada conosco e faça da nossa rádio um lugar de encontro e entretenimento para todos.
Cumprimentos cordiais,
Professor Nelito Marques
Diretor Fundador da RÁDIO NELITO MARQUES
PROFESSOR NELITO MARQUES
20 de Março de 2025
Visitem os meus links. Obrigado.
MEU FACEBOOK 2025 PT - Professor Nelito Marques:
https://www.facebook.com/share/15ahh9wNKQ
MINHAS FOTOS 2025 PT - E MINHA WEB RÁDIO - Professor Nelito Marques:
https://profssnelitomarques.wixsite.com/nelitogaleriadefotos
MEUS CANAIS YOUTUBE 2025 PT
Professor Nelito Marques:
https://youtube.com/@professor-nemamamaolpe-2025-pt
Professor Nelito Marques:
https://youtube.com/@pronelitomarques2024portugal
PUBLICIDADE MINHA RÁDIO NELITO MARQUES 2025 PORTUGAL
https://youtu.be/BDFcdkt2tbw
*BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE, À TODOS: AMIGAS, AMIGOS, FAMILIARES E POR QUE NÃO INIMIGOS, ESPALHADOS PELO NOSSO UNIVERSO.
DESEJO A TODOS: QUE O UNIVERSO LHES TRAGAM MUITAS COISAS BOAS, MUITA SAÚDE, MUITA PROSPERIDADE, MUITO AMOR, E MAIS TUDO QUE DESEJAREM DE MELHOR PARA TODOS VOCÊS.
Agora quem estiver interessado em assistir os variados trabalhos e vídeos da nossa carreira artística, basta nos seguir neste meu novo canal YouTube, https://youtube.com/@professor-nemamamaolpe-2025-pt, onde vou publicar toda a obra gravada desde a década de 60, pelo meu Falecido Querido e Saudoso Pai Manuel Marques, e por mim desde a década de 80, Filmes que assisti e gostei e também irei republicar todos os nossos vídeos com a melhor qualidade possível que posso editar actualmente.
Espero que gostem, que comentem, que façam as vossas críticas construtivas que serão aceitas por mim e corrigidas na medida do possível.
Tudo o que será publicado neste meu canal do YouTube, não haverá nenhuma intenção da minha parte NELITO MARQUES, de tirar algum tipo de lucro monetário, mas sim terá a intenção de divulgar a Vida, Biografia, Obras e os Trabalhos do Meu Falecido Querido e Saudoso Pai, Professor e Maestro Manuel Marques, As Minhas Ideias, Biografia e Trabalhos de Nelito Marques, Vídeos e Filmes que eu, Nelito Marques gosto.
Os vídeos que tiverem Direitos de Autor que não sejam nossos, Eu Nelito Marques declaro que os valores monetários desses Direitos de Autor sejam enviados e recebidos pelos proprietários desses Direitos, nos vídeos onde não constem as nossas Músicas ou Imagens, Mas não autorizo nenhum valor monetário que seja ganho com os vídeos que contenham Músicas ou Imagens Nossas, com as devidas penalizações exigidas pelas leis de Direitos de Imagem e Direitos de Autor..
Por favor Inscrevam-se no nosso novo Canal, Activem o sininho, Divirtam-se e Divulguem, Eu ficarei eternamente muito Grato.
Notas da vida de um artista
Manuel Marques Pereira d’ Oliveira nasceu na rua da Arroteaça, em Milheirós, o próprio artista: - “…o lugar mais bonito do Mundo…”, às 2h30 do dia 11 de Janeiro de 1926.
Quando tinha apenas 10 anos de idade, foi descoberto por René da Silva, também músico, para quem o, então miúdo, revelava qualidades artísticas, musicais e, mormente, um enorme potencial de talento para desenvolver.
É provável que o facto de ser conhecido em criança por Neca e ainda ser um artista de pouca idade, ainda “garoto”, o levou a ficar célebre na sua terra natal como o “Neca Garoto”, o menino prodígio que, apesar da sua tenra idade, já arrebatava o aplauso do público.
O seu amor à música, as suas qualidades inatas e fervorosa dedicação aos estudos, fez com que Manuel Marques, aos 13 anos, se apresentasse já em espectáculos, nos teatros do Porto.
Aos 15 anos, iniciava os estudos de harmonia, contraponto e composição. O talento inato e os conhecimentos adquiridos possibilitaram a Manuel Marques leccionar música e sustentar a família, constituída por cinco irmãos, que tal como ele ficaram órfãos muito cedo.
Alunos não faltavam e convites para participar em concertos, também não rareavam, bem pelo contrário, o jovem guitarrista não tinha, literalmente, mãos a medir.
Com 20 anos, escrevia as primeiras partituras e participava em programas na rádio, com especial destaque para as suas frequentes actuações na Rádio Clube do Norte e na Rádio Renascença.
Em 1947, durante a vida militar, em Santarém, actuou no Orfeão Escalabitano, percorrendo o Sul do País como primeiro guitarrista. De volta ao Norte, depois de uma marcante participação num concerto de guitarras, passou a ensaiar a Orquestra de Tangos da Universidade do Porto.
Numas das inúmeras visitas que fazia ao seu amigo Joaquim Alves de Sousa, em Gueifães da Maia, conheceu Ana da Silva Oliveira. Uma troca de olhares, o namoro, o noivado. Por fim, o casamento, na pitoresca igreja da freguesia, em 15 de Fevereiro de 1953.
Do seu matrimónio nasceu Nelito, em Outubro de 1954, na Rua da Arroteia, em Milheirós. E para manter a tradição da família, mostrando realmente que “filho de peixe, sabe nadar”, Nelito também seguiu a carreira de músico.
A necessidade de conhecer outras terras e outros centros superou a vontade de ficar em Milheirós. Por isso, atendendo à carta de chamada que lhe enviara o cunhado, António de Oliveira, já morador em Vila Maria, São Paulo, Manuel Marques decide imigrar para o Brasil.
Em Outubro de 1955, Manuel Marques, Ana e Nelito embarcavam no navio “Salta”. A bordo realiza-se a festa de aniversário do filho do casal.
No Brasil – um imigrante com talento
Depois de dar aulas, durante um certo período, na Casa de Portugal, Manuel Marques resolve fundar a sua própria Academia, onde oferece aulas de canto, violão, piano, acórdeão, bandolim, cavaquinho, teoria musical e, naturalmente, guitarra portuguesa. Para facilitar a vida aos alunos, a escola mantém cursos de guitarra por correspondência, com aulas gravadas em suporte magnético, atingindo quase todas as capitais brasileiras e alguns países das Américas, África e Europa.
O regresso às origens
Manuel Marques voltou a Portugal em 1986, com o patrocínio e apoio de várias entidades luso-brasileiras (Instituto de Apoio à Imigração e às Comunidades Portuguesas, Conselho da Comunidade Portuguesa do Estado de São Paulo e Centro de Turismo de Portugal no Brasil) obtendo imenso sucesso nos inúmeros espectáculos que deu. A imprensa deu ampla cobertura a esta tournée, órgãos de comunicação como o “Jornal de Notícias”, “O Comércio do Porto”, “O Primeiro de Janeiro”, “O Diário de Lisboa” e o “Correio da Manhã”, sem contar os jornais editados no eixo São Paulo-Rio (“Voz de Portugal”, “O Mundo do Português”, “Duas Nações” e “Portugal em foco”) registaram com destaque e regularidade, a participação do artista em terras lusas, acompanhado do filho Nelito e do viola Bonfim.
Dois reencontros memoráveis
Ao descer do avião em Pedras Rubras, depois de uma escala em Lisboa, o músico registou duas agradáveis e memoráveis surpresas: a presença da consagrada Amália Rodrigues (que embarcara em Lisboa, mas o maestro não notara) tendo-o cumprimentado calorosamente, dada a sua relação de amizade travada no Brasil, aquando das digressões da diva do Fado por terras de Vera Cruz. Para além deste momento histórico, Manuel Marques viveu emocionado o acolhimento carinhoso que as gentes de Milheirós lhe dispensaram logo à chegada.
Até 1989 já tinha gravado a módica cifra de 16 álbuns com composições da sua autoria, do repertório da música tradicional de raíz popular portuguesa, do fado de Lisboa e fado de Coimbra e do repertório internacional de música clássica, sempre com primorosos arranjos para guitarra escritos por si.
Considerado pela crítica musical do Brasil como um perfeccionista, por vezes até aclamado como um genial intérprete do mais português dos instrumentos, participou em incontáveis programas de televisão nos diversos canais do Brasil e em Portugal, sendo o autor de música original para as telenovelas “As Pupilas do Senhor Reitor” (TV Record), António Maria (TV Tupi) e “Os imigrantes” (TV Bandeirantes) e de alguns filmes brasileiros entre os quais se destaca “Sertão em festa”.
O mestre de Roberto Leal
Pelas salas da sua Academia, onde Portugal está presente até nas paredes, representado por quadros, objectos diversos e posters, entre estátuas de alguns génios da música e várias dedicatórias, passaram milhares de alunos, muitos deles, hoje donos de conservatórios. Um dos mais aplicados e atenciosos aos ensinamentos do mestre era António Joaquim Fernandes, um loirinho de 12 anos, nascido em Trás-os-Montes. Ao perceber o seu grande amor à música e pressentindo uma carreira repleta de sucesso, Manuel Marques tratou logo de arranjar-lhe um nome radiofonicamente mais sonante. Nascia assim, devidamente “baptizado”, para o mundo artístico, o cantor Roberto Leal.
De entre as centenas e centenas de composições que criou aquela que é sem qualquer sombra de dúvida a mais popular, é a celebérrima canção intitulada (Cana Verde) “Verde, Verdinho”, tema que já foi interpretado ou reproduzido milhões de vezes, por todo o mundo Português e faz hoje parte do nosso imaginário musical, continuando a ser trauteado e a passear de boca-em-boca em espectáculos, festas e arraiais por toda a parte.
O mago da guitarra portuguesa, porventura, o único que logrou alcançar um método muito próprio de tocar e interpretar todo os géneros musicais, danddo ao instrumento uma nova projecção que permitiu desenvolver o seu potencial melódico e harmónico por caminhos nunca antes trilhados, tendo sido o grande responsável pela demonstração inequívoca de que não há limites para a sua guitarra.
As suas mãos fazem soar uma música timbrada pela guitarra portuguesa, com uma suavidade e doçura ímpar que só os mestres da sua craveira algum dia experimentaram.
MINI BIOGRAFIA PROFESSOR NELITO MARQUES
Nelito Marques, nascido em 10 de Outubro de 1954 em Milheiros da Maia, Porto, Portugal, Filho do Saudoso e Querido Professor e Maestro Manuel Marques.
Nelito Marques seguiu a carreira de seu Pai, Estudando Música na "ACADEMIA MUSICAL MANUEL MARQUES" de 1973 até 1986, e participou do "TRIO MANUEL MARQUES" montado pelo seu Pai, viajando e actuando por todo o Brasil, em Casinos em Portugal, na "Câmara Municipal da Maia" sendo convidado pelo Saudoso e muito Querido "Sr. Dr. Vieira de Carvalho" Presidente da Câmara da Maia, e muitos mais locais.
Nelito Marques, quando regressou à Portugal definitivamente em 1986, tocou por todo Portugal, na França (Paris), Espanha (Santander e Vigo), Suíça (Alemã, Francesa e Italiana), Holanda.
Hoje com 70 anos de idade, continua o seu trabalho ministrando aulas de música: Guitarra Portuguesa, Guitarra Clássica, Baixo Acústico, Cavaquinho (Português e Brasileiro), Acordeão, Concertina, por Partitura, Tablatura e Digitação, oferecendo aulas online pela Internet, com Videoaulas e Pessoalmente.
Nelito Marques - Músico de Fados - Professor de Música, Guitarra Portuguesa, Guitarra Clássica, Baixo Acústico, Cavaquinho (Português e Brasileiro), Viola Braguesa, Acordeão, Concertina, Teclado.
Partitura - Tablatura - Digitação - Videoaulas - Pessoalmente - Online
Começou a trabalhar em Professor Nelito Marques
1998 — Como Professor de Música.
ENVIO TODOS OS MEUS CANAIS ANTIGOS DO YOUTUBE:
https://youtube.com/@professor-nemamamaolpe-2025-pt
https://www.youtube.com/@ProfNelitoMarques2024PORTUGAL
https://www.youtube.com/@MaestroManuelMarques/videos
https://www.youtube.com/@artedamusica1579/videos
https://www.youtube.com/@nelitomarques8632/videos
https://www.youtube.com/@MARIANAMARIALVA/videos
https://www.youtube.com/@nelitoeamigosdofado/videos
https://www.youtube.com/@artedamusica4235/videos
https://www.youtube.com/@nelitomarquesoliveiraperei5780/videos
https://www.youtube.com/@manuelmarques12304/videos
https://www.youtube.com/@manuelmarquesprofessorneli2334/videos
https://www.youtube.com/@professornelitomarquesarte395/videos
https://www.youtube.com/@manuelmarquespereiradolive8356/videos
https://www.youtube.com/@professoremaestromanuelmar724/videos
OS VERDADEIROS AUTORES DE OBRAS ORIGINAIS, SABEM QUE SÃO OS VERDADEIROS AUTORES, E NÃO PRECISAM QUE NINGUÉM SAIBA DE QUEM SÃO AS AUTORIAS, PORQUE MUITAS VEZES AS OBRAS SÃO CONSIDERADAS DE DOMÍNIO PÚBLICO, E NÃO SÃO DIVULGADAS AS AUTORIAS, PRIVANDO OS AUTORES DE RECEBEREM O VALOR MONETÁRIO DEVIDO, DO SEU TRABALHO.
E ALÉM DISSO, HOUVE MUITOS AUTORES QUE PASSARAM FOME EM VIDA, E DEPOIS DA MORTE QUANDO JÁ NÃO PRECISAVAM MAIS PAGAR A SUAS CONTAS, REMÉDIOS, ALIMENTAÇÃO, ETC... ETC... MUITOS VALORIZARAM E VALORIZAM MONETARIAMENTE AS SUAS OBRAS, E LUCRAM MUITO COM AS AUTORIAS DE QUEM EM VIDA PRECISOU SOBREVIVER GANHANDO O VALOR CERTO PELO SEU TRABALHO ARTÍSTICO EM QUALQUER QUE SEJA A SUA ARTE, MAS DEPOIS DE MORREREM, JÁ NÃO PRECISAM MAIS DOS VALORES MONETÁRIOS. PORQUE NO PLANO ENERGÉTICO NÃO EXISTE VALORES MONETÁRIOS, MAS SIM VALORES QUE MUITOS SERES VIVOS NÃO CONHECEM, E NÃO SE PREOCUPAM EM CONHECER.
PROFESSOR NELITO MARQUES
20 de Março de 2025
Visitem os meus links. Obrigado.
MEU FACEBOOK 2025 PT - Professor Nelito Marques:
https://www.facebook.com/share/15ahh9wNKQ
MINHAS FOTOS 2025 PT - E MINHA WEB RÁDIO - Professor Nelito Marques:
https://profssnelitomarques.wixsite.com/nelitogaleriadefotos
MEUS CANAIS YOUTUBE 2025 PT
Professor Nelito Marques:
https://youtube.com/@professor-nemamamaolpe-2025-pt
Professor Nelito Marques:
https://youtube.com/@pronelitomarques2024portugal
PUBLICIDADE MINHA RÁDIO NELITO MARQUES 2025 PORTUGAL
https://youtu.be/BDFcdkt2tbw
π€π€π€ππππ«Άπ«Άπ«Άβ€β€β€βββππππ΅πΉπ΅πΉπ΅πΉπͺπΊπͺπΊπͺπΊπ½π½π½ππππͺπ«πβ¨
888888888
mmmmmmmmm
ooooooooo
nnnnnnnnn
ttttttttt
uuuuuuuuu
eeeeeeeee
sssssssss
wwwwwwwww
hhhhhhhhh
rrrrrrrrr
fffffffff
iiiiiiiii
ddddddddd
aaaaaaaaa
yyyyyyyyy
888
mmm
ooo
nnn
ttt
uuu
eee
sss
www
hhh
rrr
fff
iii
888
mmm
ooo
nnn
ttt
uuu
eee
sss
www
hhh
rrr
fff
iii
ddd
aaa
yyy
month
88
88
day
88888
88888
GMT
88
88
hour
:
88
88
minute
:
88
88
second
am
pm
No Comments Yet...