error code:
RÁDIO NELITO MARQUES 2025 PORT
Sign-In
Verify Email Address Account Sign-Out
Menu
Homepage News
Program
Schedule Shows Specials
Program
Schedule Shows Specials
Staff

Embed The Radio Player In Your Website
Copy the code below and paste it into your website.

Download our desktop apps

Back to news

BIOGRAFIA FAMÍLIA MARQUES DA MAIA PORTUGAL.

2025-03-22 03:00:00
10
0

BIOGRAFIA FAMÍLIA MARQUES (NECA GAROTO - OS GAROTOS DE MILHEIROS DA  MAIA PORTUGAL) E ANA DA SILVA OLIVEIRA (OS BAITU DE GUEIFÃES  DA MAIA PORTUGAL).
NELITO MARQUES - 08 de julho de 2025
SITE: 
https://nelyrmarqen.wixsite.com/nelyrmarqen 
YOUTUBE:
https://www.youtube.com/@NelyrMarqen

NOTAS DA VIDA DE UM ARTISTA
Manuel Marques Pereira d’ Oliveira nasceu na rua da Arroteaça, em Milheirós,  o próprio artista: - “…o lugar mais bonito do Mundo…”, às 2h30 do dia 11 de Janeiro de 1926. 
Quando tinha apenas 10 anos de idade, foi descoberto por René da Silva, também músico, para quem o, então miúdo, revelava qualidades artísticas, musicais e, mormente, um enorme potencial de talento para desenvolver. 
É provável que o facto de ser conhecido em criança por Neca e ainda ser um artista de pouca idade, ainda “garoto”, o levou a ficar célebre na sua terra natal como o “Neca Garoto”, o menino prodígio que, apesar da sua tenra idade, já arrebatava o aplauso do público. 
O seu amor à música, as suas qualidades inatas e fervorosa dedicação aos estudos, fez com que Manuel Marques, aos 13 anos, se apresentasse já em espetáculos, nos teatros do Porto. 
Aos 15 anos, iniciava os estudos de harmonia, contraponto e composição. O talento inato e os conhecimentos adquiridos possibilitaram a Manuel Marques lecionar música e sustentar a família, constituída por cinco irmãos, que tal como ele ficaram órfãos muito cedo. 
Alunos não faltavam e convites para participar em concertos, também não rareavam, bem pelo contrário, o jovem guitarrista não tinha, literalmente, mãos a medir. 
Com 20 anos, escrevia as primeiras partituras e participava em programas na rádio, com especial destaque para as suas frequentes atuações na Rádio Clube do Norte e na Rádio Renascença. 
Em 1947, durante a vida militar, em Santarém, atuou no Orfeão Escalabitano, percorrendo o Sul do País como primeiro guitarrista. De volta ao Norte, depois de uma marcante participação num concerto de guitarras, passou a ensaiar a Orquestra de Tangos da Universidade do Porto. 
Numas das inúmeras visitas que fazia ao seu amigo Joaquim Alves de Sousa, em Gueifães da Maia, conheceu Ana da Silva Oliveira. Uma troca de olhares, o namoro, o noivado. Por fim, o casamento, na pitoresca igreja da freguesia, em 15 de Fevereiro de 1953. 
Do seu matrimónio nasceu Nelito, em Outubro de 1954, na Rua da Arroteia, em Milheirós. E para manter a tradição da família, mostrando realmente que “filho de peixe, sabe nadar”, Nelito também seguiu a carreira de músico. 
A necessidade de conhecer outras terras e outros centros superou a vontade de ficar em Milheirós. Por isso, atendendo à carta de chamada que lhe enviara o cunhado, António de Oliveira, já morador em Vila Maria, São Paulo, Manuel Marques decide imigrar para o Brasil. 
Em Outubro de 1955, Manuel Marques, Ana e Nelito embarcavam no navio “Salta”. A bordo realiza-se a festa de aniversário do filho do casal. 
No Brasil – um imigrante com talento 
Depois de dar aulas, durante um certo período, na Casa de Portugal, Manuel Marques resolve fundar a sua própria Academia, onde oferece aulas de canto, violão, piano, acordeão, bandolim, cavaquinho, teoria musical e, naturalmente, guitarra portuguesa. Para facilitar a vida aos alunos, a escola mantém cursos de guitarra por correspondência, com aulas gravadas em suporte magnético, atingindo quase todas as capitais brasileiras e alguns países das Américas, África e Europa. 
O regresso às origens 
Manuel Marques voltou a Portugal em 1986, com o patrocínio e apoio de várias entidades luso-brasileiras (Instituto de Apoio à Imigração e às Comunidades Portuguesas, Conselho da Comunidade Portuguesa do Estado de São Paulo e Centro de Turismo de Portugal no Brasil) obtendo imenso sucesso nos inúmeros espetáculos que deu. A imprensa deu ampla cobertura a esta tournée, órgãos de comunicação como o “Jornal de Notícias”, “O Comércio do Porto”, “O Primeiro de Janeiro”, “O Diário de Lisboa” e o “Correio da Manhã”, sem contar os jornais editados no eixo São Paulo-Rio (“Voz de Portugal”, “O Mundo do Português”, “Duas Nações” e “Portugal em foco”) registaram com destaque e regularidade, a participação do artista em terras lusas, acompanhado do filho Nelito e do viola Bonfim. 
Dois reencontros memoráveis 
Ao descer do avião em Pedras Rubras, depois de uma escala em Lisboa, o músico registou duas agradáveis e memoráveis surpresas: a presença da consagrada Amália Rodrigues (que embarcara em Lisboa, mas o maestro não notara) tendo-o cumprimentado calorosamente, dada a sua relação de amizade travada no Brasil, aquando das digressões da diva do Fado por terras de Vera Cruz. Para além deste momento histórico, Manuel Marques viveu emocionado o acolhimento carinhoso que as gentes de Milheirós lhe dispensaram logo à chegada. 
Até 1989 já tinha gravado a módica cifra de 16 álbuns com composições da sua autoria, do repertório da música tradicional de raiz popular portuguesa, do fado de Lisboa e fado de Coimbra e do repertório internacional de música clássica, sempre com primorosos arranjos para guitarra escritos por si. 
Considerado pela crítica musical do Brasil como um perfeccionista, por vezes até aclamado como um genial intérprete do mais português dos instrumentos, participou em incontáveis programas de televisão nos diversos canais do Brasil e em Portugal, sendo o autor de música original para as telenovelas “As Pupilas do Senhor Reitor” (TV Record), António Maria (TV Tupi) e “Os imigrantes” (TV Bandeirantes) e de alguns filmes brasileiros entre os quais se destaca “Sertão em festa”. 
O mestre de Roberto Leal 
Pelas salas da sua Academia, onde Portugal está presente até nas paredes, representado por quadros, objetos diversos e posters, entre estátuas de alguns génios da música e várias dedicatórias, passaram milhares de alunos, muitos deles, hoje donos de conservatórios. Um dos mais aplicados e atenciosos aos ensinamentos do mestre era António Joaquim Fernandes, um loirinho de 12 anos, nascido em Trás-os-Montes. Ao perceber o seu grande amor à música e pressentindo uma carreira repleta de sucesso, Manuel Marques tratou logo de arranjar-lhe um nome radiofonicamente mais sonante. Nascia assim, devidamente “batizado”, para o mundo artístico, o cantor Roberto Leal. 
De entre as centenas e centenas de composições que criou aquela que é sem qualquer sombra de dúvida a mais popular, é a celebérrima canção intitulada (Cana Verde) “Verde, Verdinho”, tema que já foi interpretado ou reproduzido milhões de vezes, por todo o mundo Português e faz hoje parte do nosso imaginário musical, continuando a ser trauteado e a passear de boca-em-boca em espetáculos, festas e arraiais por toda a parte. 
O mago da guitarra portuguesa, porventura, o único que logrou alcançar um método muito próprio de tocar e interpretar todo os géneros musicais, dando ao instrumento uma nova projeção que permitiu desenvolver o seu potencial melódico e harmónico por caminhos nunca antes trilhados, tendo sido o grande responsável pela demonstração inequívoca de que não há limites para a sua guitarra. 
As suas mãos fazem soar uma música timbrada pela guitarra portuguesa, com uma suavidade e doçura ímpar que só os mestres da sua craveira algum dia experimentaram. 

NELITO MARQUES - 08/07/2025
SITE: 
https://nelyrmarqen.wixsite.com/nelyrmarqen 
YOUTUBE:
https://www.youtube.com/@NelyrMarqen
MINI BIOGRAFIA PROFESSOR  NELITO MARQUES 
Nome completo: Manuel Marques de Oliveira Pereira, nome artístico: Nelito Marques. Nasceu no dia 10 de outubro de 1954, em Milheiros, Concelho da Maia e Distrito do Porto.
É filho do insigne musicólogo "Professor e Maestro Manuel Marques" e de Ana da Silva Oliveira. No ano de 1955 viajou com os seus Pais para o Brasil, desembarcando no Porto de Santos – São Paulo.
A família fixou residência na casa de António Oliveira, irmão da sua mãe, onde iniciou a sua vida nas Terras de Santa Cruz.
Ainda no continente estudou até ao 4º ano primário no "Colégio Nossa Senhora do Sion" situado na Vila Maria, transitando para o "Colégio Estadual Paulo Egídio de Oliveira Carvalho" na Vila Maria, estudou informática 3 cursos na escola: "Senac Aclimação" em São Paulo, estudou técnica de gravação e áudio nos estúdios "Gazeta" em São Paulo. Participou do Grupo "APJ DE VILA EDE", Associação Paroquial de Jovens da Paróquia Santo António de Lisboa Vila Ede - São Paulo - Brasil nos anos 1970 1972.
Iniciou a sua atividade musical no ano de 1969, a tocar “Baixo” na Banda de música “Os Nhonhas” e três anos depois começou a tocar “Guitarra clássica”, “Baixo” e “Guitarra Portuguesa”, no Restaurante “Adega Lisboa Antiga” no centro de São Paulo. 
Não abandonando os estudos musicais, contínuos na “Academia Musical Manuel Marques”, do seu Pai. 
No ano de 1978 integra o “Trio Manuel Marques”, criado pelo seu Pai, obtendo sucesso notável por onde passa. 
Pelo Município de São Paulo foi atribuído ao mestre “Manuel Marques”, o título de “Cidadão Paulistano”, por ter levado pelo Brasil inteiro o virtuosíssimo da sua guitarra, associando-se, à “Homenagem à Academia Paulistana da História de São Paulo” , com o prémio “CLIO” tudo isto sem esquecer a “Bênção Apostólica” concedida por “Sua Santidade O Papa Bento XVI”, Poeta das 12 cordas assim era chamado “Manuel Marques”.
Nelito Marques continuando a sua atividade, tocou nos programas de televisão: Portugal no Mundo, Caravela da Saudade, entre outros, tocou em diversos restaurantes em São Paulo, destacando-se entre outros, abril em Portugal, Mansão Portuguesa, Marquês de Marialva, Adega Lisboa Antiga, Alfama dos Marinheiros, etc., etc., acompanhando: Adélia Pedrosa – Terezinha Alves – Manuel Taveira – Mário Rocha – Glória de Lourdes – Maria de Lourdes – Francisco José – Abílio Herlânder – Maria Alice Ferreira – Agnaldo Rayol – Pedro Vilar – Susy Paula – Ilda de Castro – Paula Ribas – Luís N'Gambi – Beatriz da Conceição “no Brasil” – Francisco Petrónio – Maria Valejo “na sua estadia no Restaurante "Alfama dos Marinheiros", no Brasil” – Ângela Maria – Hebe Camargo, e muitos cantores da época, tocou com o “Trio Manuel Marques” à frente da Orquestra Sinfónica de São Paulo, no Largo São Bento – tocou no Rancho Folclórico Arouca – Grupo Folclórico Minhoto, e gravou várias discotecas de vinil com o seu Pai, incluindo uma gravação cassete à Guitarra Portuguesa, Baixo Acústico e à Guitarra Clássica com Roberto Leal.
Em Portugal, aonde regressou em 1984, tocou nas principais casas de espetáculo, sobretudo na cidade do Porto, Taberna de São Jorge – O Fado – Mal Cozinhado – Casa da Mariquinhas – Santo Fado – Restaurante Guitarra – Restaurante Samuel – Tasquinha d'Ouro II – Tasquinha da Rosa e no Forte Dom Rodrigo em Cascais com seu Pai, etc., etc., sem esquecer o Hotel Sheraton, no Porto – Hotel Ofir em Fão – Estalagem Zende em Esposende – Estalagem Pirâmide do Egipto em Santo Tirso – Restaurante Pirâmide do Egipto em Santo Tirso – Acompanhando Vários Artistas: América Rosa – Alma Rosa – Beatriz da Conceição – Natércia Maria – Gina Santos – Maria do Sameiro – Catarina Rocha - Noa - Rosinda Maria – Adelina Silva – Valdemar Vigário – António Rocha “O Rei do Fado Menor” – Fernanda Moreira - Fernando João – João Correia – Maria Lisboa “no Restaurante Mal Cozinhado” – entre muitos outros Fadistas.
Começou a trabalhar em 1972 Como Músico e em 1986 como Músico e Professor de Música.

 

Share This Article

Comments

Add Comment
Login to comment Verify your email to comment

No Comments Yet...

There was an error while fetching comments, Please try again later

888888888

mmmmmmmmm

ooooooooo

nnnnnnnnn

ttttttttt

uuuuuuuuu

eeeeeeeee

sssssssss

wwwwwwwww

hhhhhhhhh

rrrrrrrrr

fffffffff

iiiiiiiii

ddddddddd

aaaaaaaaa

yyyyyyyyy

888

mmm

ooo

nnn

ttt

uuu

eee

sss

www

hhh

rrr

fff

iii

888

mmm

ooo

nnn

ttt

uuu

eee

sss

www

hhh

rrr

fff

iii

ddd

aaa

yyy

month

88

88

day

88888

88888

GMT

88

88

hour

:

88

88

minute

:

88

88

second

am

pm

Program Lineup

Previous Article

No Previous Article

Next Article

No Previous Article

Direitos reservados ao proprietário
Privacy Policy Terms Of Service
Powered By Caster.fm Streaming Solutions.